A hora de perguntar é agora.....
Há muito tempo venho fazendo esta pergunta. tenho a certeza que ela necessita de uma longa reflexão, um profundo exame, até que pode parecer-me que sim ,e também pode parecer-me que não. Toda a minha caminhada fiquei intrigado com o poder e o reconhecimento que posso ter através dele. Agora me parece muito limitado e insignificante.
Esta maneira em que a mente vai brincando comigo, e com você, este é um reconhecimento sincero. As maiorias das pessoas que estão orientadas pelo poder não estão conscientes disto; seu desejo de poder as mantém no estado de normose, sua mente permanece em um estado de inconsciência. Outras pessoas podem ver, mas você não, esta droga é tão forte que você fica como se estivesse o tempo todo sob o efeito de um alucinógeno, só vendo o que o poder que você veja. O desejo de poder é hoje uma doença, com milhões de seres contaminados. Todos os nossos sistemas educacionais, religiosos, culturais, estão em defesa permanente desta doença. As mamães, os papais, querem que seus filhos sejam os melhores e maiores homens e mulheres do mundo tipo.Mais de quatro bilhões de pessoas correndo atrás do poder será que só uma destas vai se der conta que a ânsia do poder nasce com o vazio interior?. O homem, aqui no sentido amplo da palavra, que não é orientado pelo poder é um homem realizado, satisfeito, tranqüilo, ele é como é, inteiro.
Seu imenso ser é pura gratidão pela existência, nada precisa ser questionado. Tudo lhe é dado, ele não precisa pedir nada. É o milagre da abundancia.
São dois rumos separados, que ao mesmo tempo caminham juntos; Um é o desejo de poder, o outro é o desejo de dissolver.
“Agora, isto me parece muito complicado, ao mesmo tempo doentio” Você deve esta pensando: O próprio poder sobre outras pessoas significa tomar sua dignidade e também ser indigno, tornar-se escravo, vil, somente uma mente perturbada pode fazer isto, só que infelizmente o mundo esta cheio destas mentes. Cuidado.......
Sinto que existem outras formas de poder, não dependente da escravidão dos seres, sim existe muitas formas de poder sem a dominação. O poder de uma flor abrindo suas pétalas para doar-se a um inseto.... Você já viu este poder, esta gloria. Você já viu o poder de uma noite estrelada? Você já viu o poder de uma folha dançando sobre as águas na correnteza de um pequeno riacho, no sol, ou na chuva?O poder do sorriso de um neném, seu doce palaguejar? Tagore o poeta indiano dizia: “Aquele que se extasia diante do som de uma harpa, é porque nunca escutou o doce palaguejar de um neném”. Tudo isto nada tem haver com ninguém,não necessita do poder de ninguém para acontecer, basta você inclinar o coração para ver. Eu gostaria de chamar isto de amor, e você trás na fonte do seu ser, onde a vida surge a cada momento. Você escolhe a palavra quer colocar.....
Mas muitas das vezes o poder tem sido colocado nas mãos de pessoas violentas; com os outros seres e com eles mesmos, para mim as pessoas que foram violentas com outros foram mais naturais, as que foram violentas consigo próprio são absolutamente psicóticas. Na historia da humanidade muitas pessoas que foram violentas consigo próprio se tornaram santos. Todos seus exemplos para o mundo é uma disciplina de torturar a si mesmo. Existe “mártires”,no ocidente e no oriente, seres que imolavam-se em fogueiras santas, se auto flagelaram, se pregaram a cruzes, no oriente santos dormiam e dorme em camas de espinhos, penduram-se pelos órgãos genitais por tempo infinito, na Índia ,esta cheio deles.
Pode ser até um bom espetáculo de exibicionismo, mas deve ser condenado, é uma forma de exercer o poder. Você muitas vezes já exerceu esta forma de poder? Por que não, muitas vezes estamos com uma leve doença, ou até algo de grave, um braço quebrado, uma perna com uma fratura exposta, batemos com o carro, caímos da moto....
Enfim, muitas vezes, mesmo que inconscientes exercemos o poder, o “poder do coitadinho de mim”, nossos amados ficam na nossa volta sofrendo junto conosco, e ficam sob nosso comando, para Servir-nos a tempo e a hora. Conheço um homem que sofreu um acidente cerebral leve, a família ficou mobilizada e função dele, alguém pagava suas contas, alguém sempre o fazia companhia, sua mulher e filhos não lhe pediam nada, e também não brigavam com ele, seu padrão deu-lhe umas férias renumeradas. Até ai.... tudo bem, só que um dia ele ficou bom...... E agora.... Ter que assumir sua vida outra vez. Perder o poder de “coitadinho de mim”. È duro admitir. Heim.....
Primeiro você queria que as pessoas lhe dessem o devido reconhecimento; você deveria ser um homem, uma mulher poderosa, um conquistador, uma conquistadora do mundo, o ganhador do premio Nobel, ou qualquer outro tipo de estupidez. Nem todo mundo pode ser, um Pelé. Um Airton Sena,Um Lula vencedor...Um Obama da vida!!!!!
Uma miss universo, uma Hílare Clinton,uma Marina da Silva, Um Dilma... prestes a se tornar a mulher mais poderosa do planeta... uma Derci Gonçalves...........( Os jovens não sabem quem é )
Nem todo mundo pode ganhar o prêmio Nobel, nem todo o mundo pode ser o melhor, em todos os sentidos.
Isto o leva a uma reviravolta, aceitar que existem seres melhores que você em algo ou alguma coisa, e que você será esmagado há qualquer momento por elas.
E agora? Qual o caminho?
Bem... Na minha experiência, a solução que encontrei foi recolher-me, retirar-me para meu interior e tentar encontrar um poder que não tenha referencia com outros seres, que seja independente de outras pessoas. Eu chamo isto de treinamento interior, através da meditação, eu busco entender que primeiro eu estava dominando os outros, ou tentando dominar, agora você tem que dominar a si mesmo. Isto faz parte da disciplina do autoconhecimento.
Se você muda seu foco do desejo de poder, você entende de onde vem surgindo o desejo de poder. Ele esta surgindo do vazio, da sua inferioridade.
Uma das maneiras correta de liberar-se é entrar no seu vazio, junto com este vil desejo de dominação. Ao entrar no seu vazio, você verá o que exatamente o que ele é. Você vem escapando dele ao longo do tempo, Através de suas viagens de poder.
Agora coloque todo o seu poder, toda sua energia em não se torturar, não criar alguma disciplina masoquista, mas sim entrar no seu nada: O que é isto? É o lugar onde florescem suas rosas sua flor de lótus, lá dentro do seu nada. Lá você encontra a fonte da alegria, da liberdade, a fonte da vida interna. Você não esta mais nas mãos do carrasco que o aprisiona através de um complexo de inferioridade, você não tem mais as referencia de outras pessoas . Você esta só consigo mesmo. Você é você!
O profundo silencio. A musica sem som. Não existe nenhum prazer comparado a este. É uma benção absoluta Através desta experiência Sidarta Gautama-O Budha , chamou esta experiência de encontro consigo mesmo de “Nirvana”. Nirvana-significa nada........
Uma vês que você tenha atingido o nada, você tem o tudo, pois o simples resolve tudo, e o tudo às vezes é não ter-se é nada. Uma vês que você livrou-se de suas tensões,conflitos,preocupações, tudo desaparece.
Você morre para nascer, outro ser.
Não chame isto de poder, chame de amor, de silencio, chame de benção. Porque o poder contaminado ficou no passado.
Agora que você já experimentou o gosto do seu poder, toda a ganância deseja de dinheiro, poder social e político, poder psicológico, tudo evaporará simplesmente. Não tem mais o que comparar.
Você encontrou seu próprio Deus dentro de você. Que mais pode desejar
Om Gate, Gate ,Paragate, Parasam, Gate Bodhi Soha”
Inspirado nos textos do livro:" Se eu Mudar..o mundo muda" Padma Querido
Que todos os seres possam beneficiar-se...com carinho no dharma .....
Nenhum comentário:
Postar um comentário